Decoração

Manta Para Bebê: Veja os Principais Modelos!

A manta para bebê é um pedaço de tecido trançado que tem a principal finalidade de aquecer um recém-nascido ou um bebê com poucos meses ( ou anos ) de vida. Pode ser feita de várias maneiras diferentes e também pode possuir vários tamanhos.

Manta para bebê de crochê

Manta para bebê para menina

Manta para bebê masculina

Manta para bebê tricô

manta para bebê personalizado

manta para bebê azul

Uma das maneiras da manta ser feita é em crochê ( trabalho manual que trança os fios em forma de uma malha ou renda ) e a outra maneira mais comum é em tricô ( também um trabalho manual que visa criar um tecido entrelaçando fios ou malhas ).

No artigo de hoje nós vamos ver essas duas “modalidades” de confecção de mantas e também vamos apresentar um pequeno passo-a-passo que pode ajudar você a fazer as suas próprias mantas. Para saber mais a respeito, continue lendo!

Crochê

A manta para bebê em crochê tende a ser uma mais grossa. Essa pode ou não ter algum tipo de renda e algum tipo de padrão visual para dar uma melhor apresentação.

manta para bebê em crochê com laço

manta para bebê em crochê colorida

O crochê é um trabalho manual que normalmente utiliza fios mais espessos, e esse trabalho tende a ser muito comum para a confecção dessas mantas.

É possível através do crochê, criar de vários modelos diferentes. Algumas dessas mantas podem ter várias cores e também podem ter algum tipo de desenho para a criança.

Além dos desenhos, rendas, laços e outros detalhes também podem ser acrescidos através desse trabalho manual.

manta para bebê em crochê branca

manta pra bebê em crochê verde

manta para bebê em crochê rosa

Veja abaixo alguns materiais utilizados para a criação de uma manta em crochê:

  • Fios 100% algodão ( de média espessura );
  • Barbante ( na numeração 2, 4, 6 ou 8 );
  • Fio 100% acrílico ( ou fios de lã );
  • Agulhas especiais para crochê ( a numeração depende do tipo de peça que você está fazendo );

Em tricô

A manta para bebê em tricô tende a ser mais fina que a feita em crochê. Todavia, a espessura do tecido pode ser variável e depende principalmente da artesã que está confeccionando o tecido.

manta para bebê em trico vermelha

manta para bebê em trico branca

manta para bebê em trico colorida

No tricô, também é possível criar rendas e vários outros detalhes. Assim como também é possível criar mantas para bebê em várias cores diferentes. Lacinhos e alguns outros detalhes são largamente utilizados.

Todavia, desenhos como no caso do crochê ( mesmo esses desenhos sendo um pouco mais raros ) tendem a não serem feitos em tricô.

manta para bebê em trico macia

manta para bebê com laço

Veja abaixo alguns materiais utilizados para a criação de uma manta para bebê em tricô:

  • Agulha para tapeçaria ( para fazer o arremate das peças );
  • Agulhas de tricô ( um par );
  • Fios de lã;
  • Linha;

Outros pequenos detalhes também podem ser acrescidos como materiais necessários. Laços ou outros detalhes fazer parte da sua lista de material;

Passo a passo

Como falamos anteriormente uma manta para bebê pode ser feita em vários métodos diferentes. Além dos dois métodos citados anteriormente, ainda existe a possibilidade da criação com uma máquina de costura ou com uma costura a mão.

A maior diferença nesse procedimento é que o tecido não será feito por você, e você terá que comprar os tecidos em uma loja que venda esse tipo de material.

Como as duas técnicas citadas anteriormente exigem uma técnica mais apurada que pode demandar algum tempo para que você consiga fazer, abaixo nós vamos fazer um simples passo-a-passo que você pode acompanhar apenas com uma máquina de costurar.

Primeiro passo

O primeiro passo é você escolher dois tecidos. Você pode optar por um tecido de algodão estampado, ou pode optar por qualquer outro tipo de material No entanto, o tecido de algodão tende a ser um dos melhores para essa tarefa.

manta para bebê primeiro passo rosa

manta para bebê primeiro passo com laço

Para uma manta de 1 metro de largura ( padrão ), separe o tecido de sua escolha ( como o tecido estampado, por exemplo ) e corte-o em 94 centímetros. Esse tecido será a “peça central”.

Para fazer as bordas, escolha o outro tecido em questão ( é interessante também utilizar o mesmo material em algodão ), e corte quatro retângulos com 12 centímetros de largura e 1,02 metros ( ou 102 centímetros ) de comprimento.

manta para bebê com enfeite

manta para bebê primeiro passo com babado

manta para bebê primeiro passo azul com laço

Segundo Passo

Organize todos os tecidos da forma que a sua manta para bebê ficaria. A peça central, obviamente no centro e as peças que foram cortadas depois em torno da sua manta.

manta para bebe segundo passo rosa

manta para bebe segundo passo com enfeite

manta para bebe segundo passo com laço

 

manta para bebê segundo passo branca

manta para bebe segundo passo com babado

 

Nesse passo é importante que você faça a marcação das peças com alfinete para que elas fiquem prontas para serem costuradas.

Terceiro Passo

Faça a costura de uma borda em uma maquina de costura ( preferencialmente ), e em seguida repita o mesmo procedimento para as outras bordas.

No fim desse passo a sua manta para bebê deve está praticamente pronta.

manta para bebê terceiro passo rosa

manta para bebê terceiro passo com laço

manta para bebê terceiro passo para menina

manta para bebê terceiro passo com letra

Quarto Passo

O quarto passo é praticamente opcional, mas você pode optar por passar um ferro de passar roupa por cima das suas costuras já feitas para demarcar ainda mais as costuras.

manta para bebê quarto passo com estampa

manta para bebê quarto passo rosa

manta para bebê quarto passo azul

Em seguida, faça os pequenos detalhes em acabamento como a costura das bordas ou o acréscimo de qualquer outro material.

Você pode também adicionar outro tipo de tecido para o fundo da sua manta de bebê para evitar qualquer tipo de alergia ou até mesmo desconforto. Além do tecido de algodão, o tecido soft pode ser uma boa escolha.

manta para bebê quarto passo azul com laço

manta para bebê quarto passo com estampa rosa

Cobertor para bebê

 

Com esse mesmo procedimento acima você pode fazer um cobertor para bebê. O cobertor tem que ser consideravelmente maior que uma manta para bebê, e como maior mudança fica a escolha do tecido e/ou dos materiais.

cobertor para bebê para meninos

cobertor para bebê com estampa

cobertor para bebê masculino

Esse cobertor também pode ser feito com crochê ou com tricô, todavia, os procedimentos tendem a ser maiores e bem mais cansativos. Atualmente a maneira mais rápida e eficaz de fazer um cobertor é com uma máquina de costura.

Assim como a manta para bebê, o cobertor pode ser uma peça importante para que você proteja o seu filho.

Ela também ajudará o seu filho a se aquecer durante a noite, e sem sombra de dúvidas é uma peça importantíssima que você deve ter em suas mãos e em mais de uma quantidade ( sugere-se três mantas para bebê para revezamento e três cobertores também com o mesmo propósito ).

cobertor para bebê azul com estampa

coberto para bebê colorido

cobertor para bebê macio

Sobre a Autora

Amanda Almeida

4 Comentários