Móveis

Móveis de Madeira – Qual a Melhor Para Você?

Todos nós sabemos que os móveis de madeira podem ser construídos com diferentes tipos. No entanto, poucas pessoas sabem quais são as opções que estão no mercado, e que podem estar à sua disposição para a compra.

Dentre as mais utilizadas nos dias de hoje, estão a maciça ( que pode ser eucalipto ou qualquer outra de escolha do fabricante ), de demolição ( que é a reutilizável de antigos prédios e/ou construções ) e a madeira rústica.

moveis de madeira mesa

moveis de madeira cadeira

moveis de madeira estante

moveis de madeira Rack

Existem vários outros tipos de móveis de madeira como MDF, porém, como ela é a mais encontrada nas lojas do varejo ou em outras lojas mais tradicionais do mercado, não faz muito sentido aborda-la ( principalmente porque todo mundo já teve e/ou tem contato com essa madeira ).

Quer saber mais sobre os vários tipos de móveis? Continue lendo!

Maciça

moveis de madeira maciça cadeira

moveis de madeira maciça Rack

moveis de madeira maciça centro

Os móveis de madeira maciça são extremamente desejados. Atualmente boas partes deles são feitos de áreas de reflorestamento e sua qualidade costuma ser acima da média.

Móveis de madeira costumam durar por muito tempo, e apesar do seu preço um pouco acima da média, a sua qualidade e o seu custo-benefício pode ser fundamental – principalmente se parte da sua mobília fica exposta ao ar livre ( como no caso de casas com quintais e apartamentos com varandas ).

Como fator de decoração, eles tendem a ter um visual mais clássico e mais “sóbrio”. As envernizadas tendem a ter um visual mais escuro e mais natural.

Ainda assim, é possível encontrar modernos com várias cores diferentes, o que pode ser um ponto positivo caso você queira sair dos tradicionais envernizados.

Veja abaixo alguns dos benefícios:

  • São mais resistentes a danos;
  • São mais resistentes ao tempo;
  • Possuem um excelente custo benefício;
  • Duram por muito tempo.

Apesar desse estilo de móvel de madeira ser bem visto, é preciso tomar alguns cuidados na compra. Uma das melhores maneiras de se certificar, é procurando pelo selo FSC, que indica que foi todo feito de reflorestamento.

Essa opção é extremamente importante para que você saiba a procedência ( existem alguns feitos com madeira de desmatamento ilegal – o que não é recomendado a compra, pois você pode acabar ajudando a “financiar” indiretamente essa prática ) e também os que não são feitos totalmente de madeira maciça.

moveis de madeira maciça estante

moveis de madeira maciça cama

moveis de madeira maciça painel

É importante permanecer atento quanto a esses casos.

 Demolição

Os móveis de madeira de demolição são praticamente uma novidade no mercado. Poucas pessoas sabem da sua existência, e poucas pessoas possuem com esse tipo.

É extraída de diversas edificações ( demolidas, obviamente ). É reutilizada como uma forma de “reciclagem”.

moveis madeira de demoliçao painel

moveis madeira de demoliçao gaveta

Diferentemente do que as pessoas pensam costumam ser excepcionalmente bonitos e elegantes. Normalmente apresentam um visual rústico, e existem vários acabamentos e diferentes estilos para a sua escolha.

Uma curiosidade é que tendem a ser extremamente resistentes – o que é um ponto extremamente positivo para os móveis feitos com essas madeiras. E como outra curiosidade, podem ao longo dos anos podem acabar valendo cada vez mais, já que é mais rara e se encontra em cada vez menos peças no mercado.

Veja alguns benefícios dos móveis de madeira de demolição:

  • Visual mais rústico e elegante;
  • Madeira com caráter mais “natural” ( costumam ter o seu veio mais aparente );
  • São raros;
  • Excelente custo benefício ( dependendo do valor de mercado e do móvel de madeira, obviamente );
  • Altíssima durabilidade.

Apesar de ser uma escolha mais “atípica”, é importante também se atentar a alguns detalhes. Alguns deles podem apresentar alguns detalhes. Marcas de tinta, marcas de pregos ( ou inclusive pregos na peça ) podem ser encontrados.

moveis de madeira de demoliçao vermelho

moveis de madeira de demoliçao azul

moveis de madeira de demolição poltrona

Para algumas pessoas isso é um ponto positivo, já que o móvel de madeira passa a ter uma característica mais “rústica” e mais “histórica”. Todavia, para outras pessoas isso pode ser um grande problema, o que demonstra que essa escolha pode não ser ideal para o caso delas.

Rústica

Os móveis de madeira rústica costuma ser exatamente o que o nome implica – são feitos de madeiras nobres e “envelhecidas” ( em alguns casos ). Esses normalmente não apresentam pinturas ou qualquer outro tipo de acabamento diferenciado, e ele é apresentado apenas na sua forma “crua” e envernizada.

O visual tende a ser bem clássico, e o seu estilo e durabilidade tende a ser uma das melhores do mercado. Duram anos e anos, e em alguns casos, acabam por valer mais ao longo do tempo ( parecido com as de demolição ).

Veja abaixo alguns dos benefícios dos móveis de madeira rústico:

  • Altíssima durabilidade;
  • Visual diferenciado;
  • Alto valor na peça, o que pode fazer valorizar com os anos;
  • Resistentes a danos.

moveis de madeira rustica painel

moveis de madeira rustico banco

Vale ressaltar que assim como os de madeira maciça, é importante procurar pelo selo FSC. As razões são as mesmas das anteriores, e sem sombra de dúvidas, é uma importante dica para ter em mente.

moveis de madeira rustica redonda

moveis de madeira rustica gavetas

moveis de madeira rustica retangulo

Como fazer um móvel de madeira?

Fazer um móvel de madeira exige experiência com ferramentas e experiência com marcenaria. Existem cursos que você pode fazer, ou você pode começar a aprender tudo de forma autodidata.

moveis de madeira como fazer centro

moveis de madeira como fazer canto

moveis de madeira como fazer preto

De inicio, é necessário que você tenha ferramentas básicas como: serrote, máquina de furar, martelo, chave de fenda e  Philips . Outras ferramentas podem ser necessárias, mas essas podem dar conta da criação do seu móvel de madeira.

Como criar um móvel de madeira é um processo ligeiramente complicado e que exige uma série de medidas e instruções específicas, a sua melhor opção é fazer uma procura na internet por um projeto simples de ser feito.

Opte por comprar MDF no inicio, essa escolha é fundamental para que você mantenha o baixo custo nesse seu momento de aprendizado. Verniz, cola e outros materiais também podem ser necessários.

Esses materiais normalmente podem ser encontrados em uma loja de ferragens ( de grande porte ), e tudo isso irá depender do seu projeto escolhido. Com uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar vários materiais do estilo “faça você mesmo”, que podem ser o estopim da sua aventura com móveis construídos do zero.

moveis de madeira como fazer mesa grande

moveis de madeira como fazer vemelho

Nesses materiais, você terá todas as informações e dicas que você precisa, e dessa forma, você estará mais bem encaminhado para conseguir realizar a confecção de um ou vários móveis de madeira.

Sobre a Autora

Amanda Almeida

5 Comentários