Móveis

Móveis de Paletes – Modernos e Diferenciado

Os móveis de paletes estão fazendo parte de uma nova abordagem do mercado.

Essa abordagem que anda se tornando uma tendência, consiste em reutilizar a madeira de vários objetos comuns do dia a dia, e assim como as madeiras de demolição, as madeiras dos famosos paletes (ou pallets) estão sendo reutilizadas para a confecção de tais.

moveis de paletes azul

moveis de paletes mesa

moveis de palete branco

moveis de palete vidro

moveis de palete cama

Costumam ter um visual completamente diferenciado e moderno, e por incrível que pareça, a madeira desses famosos objetos estão se tornando um novo padrão para os móveis atuais.

No artigo de hoje nós vamos observar alguns feito para sala, para o quarto e vamos abordar como você pode fazer um desses. Ficou interessado? Continue lendo!

Para Sala

Existem vários móveis de paletes para sala. Um dos mais comuns feitos são as mesas de centro.

Essas mesas consistem em vários modelos criativos, e como esse tipo de mercenária não possui nenhuma “regra”, raramente você encontrará dois iguais. As mesas podem ter diversos tipos de acabamentos diferentes.

moveis de paletes para sala mesa

moveis de palete para sala verde

moveis de paletes para sala rack

É possível encontrar mesas em cores naturais (a própria cor do objeto, que tende a ser a cor da madeira clara – ou “marfim”), em cores pintadas, e inclusive em cores de madeira envernizada.

Outros comuns para sala são os sofás. Nesse caso, fazem parte da estrutura do assento do sofá. A parte do encosto pode ser feita com almofadas, ou com mais um palete por trás para criar um sofá mais “tradicional”.

Como móveis de paletes abre espaço para a criatividade, os próprios “buracos” da madeira podem ser utilizados como uma espécie de prateleira ou estante, o que dá um visual incrivelmente incomum e diferente.

Eles podem dar um ar moderno, um ar rústico, e até mesmo um ar minimalista – tudo depende da maneira em que são construídos.

Veja abaixo uma pequena lista para sala:

  • Sofás;
  • Mesas de centro;
  • Pequenas mesas de canto;
  • Estantes;
  • Prateleiras;
  • Cadeiras;
  • Painéis de madeiras (para colocar a televisão).

moveis de paletes para sala rosa

moveis de paletes para sala painel

Para Quarto

Os moveis de paletes para quarto, os eles dão forma para camas, pequenas cômodas, e até mesmo dão espaço para a criação de algumas estantes.

Na questão das camas, são unidos para forma a base e a cabeceira da cama. Algumas pessoas inclusive aproveitam toda uma parede para realizar uma cama com cômodas e uma espécie de painel em madeira para criar um visual moderno e diferente.

No caso das pequenas cômodas, os móveis de paletes servem como uma verdadeira estante, que podem ter como gavetas os pequenos caixotes de feira (apesar dessa ideia parecer “maluca”, depois de prontos e envernizados com um acabamento ficam completamente bonitos e modernos).

Todos eles podem ser pintados para se adequar ao gosto da pessoa e do ambiente escolhido. O quarto ficam com uma aparência completamente diferente da usual.

moveis de paletes para quarto azul

moveis de paletes para quarto branco

moveis de paletes para quarto beliche

moveis de paletes para quarto marfim

moveis de paletes para quarto luz

moveis de palete para quarto amarelo

Veja abaixo alguns que podem ser feitos para o quarto:

  • Camas;
  • Beliches;
  • Cômodas;
  • Pequenas mesas de canto;
  • Estantes;
  • Cadeiras.

Como fazer móveis de paletes

Podem ser extremamente fáceis de serem feitos, e ao mesmo tempo podem ser ligeiramente complexos.

Todos exigem uma pequena experiência com ferramentas básicas (como serras e martelos) e também exigem uma pequena experiência com marcenaria – caso contrário, terão uma aparência “duvidosa”, pela falta de acabamento.

moveis de paletes como fazer branco

moveis de palete como fazer vidro

Uma das melhores maneiras de como fazer móveis de paletes é procurando por materiais informativos que ajudem você a ir de um nível mais baixo até um nível mais alto – cursos, livros, vídeos podem ser essenciais nessa sua caminhada.

Atualmente existe uma grande busca para profissionais que criam esses móveis diferenciados – que inclusive andam sendo muito bem aceitos pelas pessoas que prezam pela modernidade e sustentabilidade.

Como a criação desses podem variar, veja abaixo alguns simples passos que você pode tomar para fazer um móvel extremamente simples.

moveis de paletes como fazer centro

moveis de paletes como fazer cozinha

moveis de paletes como fazer sofa

Primeiro Passo:

O primeiro passo é selecionar um palete que tenha a possibilidade de ser utilizado como móvel. Ele não pode estar quebrado, não pode conter rachaduras e nenhum tipo de dano estrutural aparente.

Em caso de pregos ou outros pequenos problemas, existe a possibilidade de solução. Quanto a pregos tortos você pode retira-lo e prega-lo novamente, e em outros casos você pode simplesmente eliminar o prego que está causando problemas. Essa parte fica por conta do “bom senso”.

moveis de palete com fazer primeiro passo vidro

moveis de palete como fazer primeiro passo branco

moveis de palete como fazer primeiro passo vela

Segundo Passo:

Os móveis de paletes apresentam uma aparência uniforme e bem diferente da habitual, isso acontece porque a madeira desses objetos reutilizáveis é tratada por um profissional.

Como segundo passo lixe toda a madeira para criar uma superfície uniforme, sem lascas e sem deformidades. Quando ficar liso e uniforme, ele estará pronto para o próximo passo.

moveis de paletes segundo passo vidro

moveis de paletes segundo passo vela

moveis de paletes segundo passo pincel

moveis de paletes segundo passo colorido

Terceiro Passo:

Esse terceiro passo depende exclusivamente do móvel que você está tentando criar. Os móveis de paletes podem ser incrivelmente diferentes uns dos outros, e essa parte é específica do seu projeto.

Como um pequeno exemplo, faça o corte em mais ou menos dois terços do palete. Esse corte irá garantir que você tenha duas peças “cruas”. Com uma medição correta, você pode acabar criando um simples sofá apenas mudando a posição da peça cortada.

Lembrando que a peça maior fica como assento, e a peça menor pode ser utilizada como encosto.

moveis de paletes como fazer terceiro passo vidro

moveis de palete como fazer terceiro passo sofa

moveis de paletes como fazer terceiro passo pincel

moveis de paletes como fazer terceiro passo colorido

moveis de palete como fazer terceiro passo ferramenta

Quarto Passo:

Quarto passo e último, com a peça montada você pode fazer a pintura (ou do seu novo móvel), ou você pode passar verniz para conquistar o visual desejado. Todas essas escolhas dependem exclusivamente do gosto pessoal da pessoa que está fazendo os móveis de paletes (e da pessoa que deseja tê-los em sua casa).

No caso do sofá, pinte (ou passe verniz) de acordo com as almofadas que você pretende coloca-las em cima.

moveis de palete como faze quarto passo colorido

moveis de paletes como fazer passo a passo cozinha

moveis de palete como fazer quarto passo roda

moveis de palete como fazer quarto passo marrom

moveis de palete como fazer quarto passo canto

Sobre a Autora

Amanda Almeida

6 Comentários