Decoração Móveis

Móveis Rústicos → Tudo que Você Precisa Para Escolher!

Nos últimos anos os móveis rústicos andam ganhando destaque na casa de várias pessoas. consistem em peças feitas de madeira maciça ( na maioria dos casos ) e seu acabamento é quase sempre envernizado.

Esses no geral remetem a antiguidade, e quase sempre esses móveis são apreciados como verdadeiras peças de artes, justamente porque todo o trabalho para a confecção é feito à mão.

moveis rustico mesa

moveis rustico cadeira

No geral, costumam ter um valor um pouco acima da média ( se eles realmente forem originais ), e atualmente eles andam se tornando peça central de decoração em vários lares.

moveis rusticos verde

moveis rustico vidro

moveis rustico aparador

Para saber mais sobre os móveis rústicos, continue lendo!

Móveis Rústicos Usados

As maiorias se tratam de usados. No entanto, existem atualmente alguns novos que nunca foram usados – alguns desses se tratam de réplicas e são feitos de MDF, e outros são peças realmente únicas que foram feitas especificamente para a venda.

moveis rustico usado sala

moveis rustico usado criado

moveis rustico usado mesa de centro

É importante se atentar nesses detalhes, principalmente porque com uma rápida pesquisa na internet você consegue encontrar vários sites de lojas do varejo vendendo alguns móveis rústicos – esses se tratam de apenas réplicas e/ou “normais” que rebuscam ao visual mais antigo e mais desgastado.

Caso você procure por uma peça autentica é preciso ter um pouco de mais cuidado e fazer uma pesquisa um pouco mais profunda. De maneira geral, os valores dos usados tendem a variar bastante. Essa variação se dá principalmente pela madeira que compõe esse objeto e pela qualidade do móvel no geral.

Apenas como uma média de preço, um autêntico custa em torno de mil reais. Valores muito abaixo disso tendem a se tratar de réplicas e/ou “imitações”.

Veja abaixo alguns dos benefícios de se comprar usados:

  • Podem ser mais baratos que em uma loja;
  • Apresentam uma característica própria com o seu próprio envelhecimento;
  • Podem durar por anos e anos sem nenhum tipo de manutenção;
  • Podem acabar valendo mais ao longo dos anos – esse fator depende da madeira empregada e do próprio móvel que você está comprando.

moveis rustico usado banco

moveis rustico usado cabeçeira

Procure observar por aspectos gerais desses, caso você opte por comprar um usado. Raramente possuem algum tipo problema. Os mais comuns são rachaduras e falta de firmeza na madeira – observe por esses detalhes.

Móveis Rústicos de Madeira

Todos os móveis rústicos são de madeira. Caso você encontre algum com alguma “composição” diferente disso,  não se trata de uma peça original.

moveis rustico de madeira pilao

moveis rustico de madeira mesa

Veja abaixo alguns exemplos mais comuns de madeiras utilizadas:

  • Nogueira;
  • Cedro;
  • Pinho;
  • Cipreste.

Todas essas madeiras atualmente podem ser encontradas com o selo FSC de reflorestamento, o que indica que essas madeiras não vieram de áreas ilegais (em móveis usados a presença desse selo é mais complicada de ser encontrada, justamente porque pode ter sido feito antes mesmo da criação desse selo).

moveis rustico de madeira banco

moveis rustico de madeira estante

moveis rustico de madeira gaveta

Esses costumam aguentar tranquilamente as variações de temperatura que são encontradas em todo o país, e de forma geral eles precisam de poucos cuidados e atenção.

Como fazer um móvel rústico?

Se você está lendo esse artigo e tem o desejo de fazer um móvel rústico com as suas próprias mãos, a sua melhor opção é entrar em algum curso de marcenaria.

moveis rustico como fazer mola

moveis rustico rack

A criação de móveis rústicos é ligeiramente complicada e exigem experiências prévias para que você consiga criar uma peça com uma qualidade aceitável. Além disso, pode ser que você precise de várias ferramentas (algumas delas especializadas) para que você consiga trabalhar a madeira da forma que você espera.

moveis rustico como fazer aparador

moveis rustico como fazer cubo

moveis rustico como fazer mesa

Todavia logo abaixo nós abordaremos um simples passo a passo que pode exemplificar um pouco como você pode fazer um móvel rústico.

Primeiro Passo: Selecione a madeira correta

Móveis rústicos contam com madeiras de qualidade. Sem elas o seu móvel pode ficar com uma qualidade e aparência diferentes do que você imagina.

moveis rustico como fazer mesa primeiro passo estante

Portanto, selecione uma madeira daquelas que foram citadas acima. Porém um aviso: essas madeiras tendem a ter um preço bem mais alto do que o MDF.

Segundo Passo: Veja o que essa madeira permite que você faça

Muitos foram feitos de peças de madeira bem grandes. Atualmente o mais “tradicional” é comprar a madeira em pequenas tábuas que podem variar de tamanho conforme a sua necessidade.

Apenas para simplificar, um simples banco pode ser feito apenas com uma longa tira dessas madeiras citadas. Opte por exemplo, por uma madeira em cedro com 2,00m de comprimento e 40cm de largura – com essa peça é possível fazer um simples banco, apenas cortando os “cantos” dessa madeira.

moveis rustico como fazer primeiro passo mola

moveis rustico passo a passo azul

Terceiro Passo: Marque a peça e faça o corte adequado

Ainda seguindo um simples passo-a-passo do simples banco em “U” (uma rápida pesquisa no Google imagens pode demonstrar esse modelo de banco), basta agora que você marque os locais de corte e em seguida faça o corte necessário.

moveis rustico como fazer primeiro passo cubo

moveis rustico primeiro passo aparador

Esse passo não deve causar nenhum problema, e na verdade, deve ser bem simples de ser feito. Será necessária uma fita métrica, e uma serra “tico-tico” para fazer o corte de maneira mais simples.

Quarto Passo: Cole as partes cortadas e passe verniz

Nessa parte tudo o que você precisa fazer é colar as duas partes cortadas (com uma cola específica para este fim) e esperar secar.

Caso você queira dar um acabamento (o que todos os móveis rústicos possuem), é interessante que você lixe toda a madeira e em seguida passe um verniz.

No final do processo você terá um Banco em “U” rústico e bem diferente do habitual. Eles costumam durar por anos e certamente poderá ser vendido por um valor interessante caso todo o trabalho tenha sido bem feito.

Moveis Rustico Passo a Passo Painel

Moveis Rustico Passo a Passo Comoda

Lembre-se que a qualidade da madeira e inclusive as suas habilidades com as ferramentas fazem uma tremenda influencia no produto final. Pode ser que nas suas primeiras tentativas o móvel rústico não saia como o esperado – isso é normal e faz parte de todo o aprendizado para a confecção de móveis, seja ele rústico ou não.

Sobre a Autora

Amanda Almeida